Mercado da Boca
O espaço de 4.000 m², projetado pelo escritório do arquiteto Gustavo Penna em parceria com a AR.Lo e a Bloc, traz um ar de quermesse, de barraquinha - a própria vila da comida.
Foi no jeito mineiro de conviver e de comer que os arquitetos buscaram inspiração para os detalhes. Tem torre de panela no salão, estandes com chaminés, luzinhas de interior, arquibancada de horta. Elementos que nascem como uma brincadeira e representam a dimensão lúdica da arquitetura.
É nessa busca dos símbolos que compõem o universo da comida e do mercado, que a GPA&A trouxe para os ambientes a paleta de cores do quadro "A Última Ceia", de Manuel da Costa Ataíde. Ataíde é um grande artista barroco, contemporâneo do mestre Aleijadinho e conhecido por dar feições mestiças aos personagens, podendo ser considerado um dos precursores da arte brasileira.
Um detalhe chama a atenção: a torre de 9 metros de altura, composta por uma sequência vertical de panelas, integrando os dois pavimentos. A torre foi colocada no ponto central, um obelisco que gera convergências, atrai olhares e conecta um andar ao outro. É um ponto de referência, onde as pessoas combinam de se encontrar.
As panelas são uma homenagem a tudo que o Mercado da Boca oferece: milhares de sabores, pratos e possibilidades. Para fazer o monumento, foram necessários 47 utensílios. “Panela, panelinha, panelaço. Todas as panelas do mundo estão ali. A comida que saboreamos vem dela. É nela que é feita a alquimia da comida, onde a mágica acontece”, diz Penna.
Coroando a torre de panelas, está a maior das ferramentas da cozinha: uma colher de ouro. Afinal, cozinhar é um ato de generosidade, de gentileza com o outro”, conclui.
Batizado pelo próprio Gustavo Penna, o nome Mercado da Boca é simples, direto e potente e traz a palavra que resume tudo: a boca. É nela onde entra a comida e sai a conversa. Um nome que está na gastronomia de uma forma muito natural.
A identidade e a sinalização foram criadas pelo designer Gustavo Greco. “Para a identidade do Mercado da Boca, tomamos como ponto de partida as iniciais D e B (da boca). Ao juntarmos uma na outra, a boca símbolo do mercado foi criada.”
O novo mercado conta com grandes operações como cervejarias, adega de vinhos com dezenas de rótulos, restaurantes com chefs renomados e muito mais. Por ser uma cidade do sabor, todo mundo está convidado. A proposta é oferecer uma experiência única, democrática, com várias opções de comida, bebida e produtos em um ambiente confortável e descomplicado.
Arquitetura
Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Laura Penna, Alice Leite Flores, Fernanda Tolentino, Naiara Costa, Oded Stahl, Patrícia Gonçalves, Henrique Neves, Gabriel de Souza, Raquel de Resende, Eduardo Magalhães, Ivan Rimsa, Paula Sallum, Julia Salgado, Raquel Moura. Parceria com AR.Lo Arquitetos e Bloc Arquitetura.
Identidade e Sinalização: Greco Design.
Iluminação: Sônia Mendes
Gestão e Planejamento
Rísia Botrel, Isabela Tolentino, Taimara Araújo
Local
Nova Lima – Minas Gerais – Brasil
Dados Técnicos
Ano do projeto: 2016
Ano de conclusão da obra: 2018
Área construída: 4.000 m²
Fotos
Jomar Bragança