Parque do Paranoá
Um Parque deve conter a expressão abstrata de um desenho icônico, desenho capaz de se representar a si mesmo, de se referir a si mesmo de uma forma quase independente, autônoma da realidade onde ele deve se integrar.
Esse desenho tem que ser capaz de representar o próprio Parque, de o identificar, de o transformar num logotipo e, sobretudo, como um sinal.
Mas o Parque Paranoá deve ser, também, a referência. Deve assumir-se como o exemplo de que essa condição icônica não significa que o espaço resultante desse desenho - do processo construtivo relacionado com a sua inscrição - não seja um espaço humano e amável, eficaz na demonstração da possibilidade de fazer conviver harmoniosamente habitantes muito diversos.
Pedimos atenção ao traçado dos caminhos: ao mesmo tempo que produz um sinal inconfundivelmente identificador do Parque, um sinal que o representa e anuncia; esse traçado resulta na verdade de uma relação entre os fluxos de pedestres. Mas com as suas limitações, com os seus requisitos de ligações funcionais e a topografia do sítio. Da mesma forma, a variação de espessura e de expressão desses caminhos - um contínuo pulsar ao longo do seu desenvolvimento longitudinal - justifica-se pela relação entre essas características e entre a dimensão transversal, e a resultante capacidade para recolher água das chuvas e encaminhá-las para avalamentos laterais de absorção e retenção.
A forma e o desenho do Parque emergem do próprio sítio e do seu funcionamento; e com ele se confundem.
Esta relação íntima, fundida, constitui poderoso veículo para comunicar o Parque, para o apresentar, para o referenciar enquanto entidade de paisagem e de urbanidade. A referência enquanto corpo organizado, como uma identidade positiva e forte, intrinsecamente conectada com o lugar e a sua gente. Este feliz acontecimento - o Projeto-Logotipo - em que desenho e sítio se fundem numa única coisa, deverá ser eleito como base da comunicação do Parque e da interlocução do Parque com a comunidade e o mundo, na construção de um merchandising potente e de grande eficácia.
Arquitetura
Gustavo Penna e equipe.
Gestão e Planejamento
Rísia Botrel
Local
Parque do Paranoá - Distrito Federal
Dados Técnicos
Ano do projeto: 2012
Imagens
Casa Digital