MASTERPLAN RESIDENCIAL JABUTICABAS
Situado a apenas 4 km do centro da cidade de Curvelo, a área oferece uma localização única para se viver envolvido pela natureza, por uma visão ampla e um ar muito puro. Os seus declives suaves e o caráter verde inspiraram o modelo de implantação.
O conjunto assenta-se suavemente no terreno, reduzindo movimentações de terra, opondo-se aos grandes cortes e taludes acentuados. Havendo assim, valorização da topografia, declividades, áreas de preservação e pontos de visada. Ele constitui-se em um conjunto de lotes residenciais, abraçados por um cinturão verde.
O destaque do parque é o lago. A área em torno forma um jardim central, com equipamentos de lazer e trilhas para caminhadas e ciclismo, gerando a partir do lago, um centro social com vista para ele. O parque faz conexão entre os boulevards e as vias locais, gerando espaços, percursos para andar e fruir a natureza. Este sistema serve para conduzir a água da chuva e ainda valoriza as visadas para a paisagem. Tais conexões ramificam-se em trilhas, alamedas, ciclovias, bosques e largos. O traçado estimula um percurso de deriva, pontuado por recantos e surpresas.
O boulevard central cria a estrutura de distribuição de espaço. Nele os canteiros expandem-se, gerando largos arborizados, ambiências bucólicas e resguardadas.
O boulevard divide-se em dois braços, permitindo uma fácil divisão de fases do projeto. Ambos culminam em praças generosas, cada uma com um caráter específico, abrigando esculturas que valorizam e servem como elementos de referência. Daí partem as vias locais, que dão acesso direto aos lotes. Estes, distribuídos paralelamente às curvas de nível, evitam declives significativos nos alinhamentos frontais dos lotes.
Ao final de cada uma, o cul-de-sac abre-se para a paisagem do parque, enriquecido por elementos de apoio, como bancos, bicicletários, equipamentos de ginástica e pequenas praças.
O ponto mais alto do terreno está reservado para a capela. É um ponto de referência com vista panorâmica, até o centro de Curvelo; uma clareira na circunferência da vegetação natural. Os outros topos não contemplam construções, permitindo um livre acesso a estes pontos de observação.
Esta implantação permite a todos os lotes visão e contato íntimo com a natureza. O desenho final é um entrelaçado orgânico, leve, aéreo, sinuoso, permitindo a sensação de viver em um parque.
Arquitetura
Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Laura Penna, Alice Flores, Carolina Castro, Catarina Hermanny, Eduardo Magalhães, Fernanda Tolentino, Fernando Artigas, Gabriel de Souza, Gabriel Moura, Henrique Neves, Hugo Leite, Isadora Dawson, Ivan Rimsa, Júlia Salgado, Letícia Lanza, Naiara Costa, Oded Stahl, Patrícia Gonçalves, Paula Salum, Raquel de Resende, Raquel Moura.
Gestão e Planejamento
Rísia Botrel, Isabela Tolentino, Taimara Araújo
Comunicação
Diana Penna
Local
Curvelo – Minas Gerais – Brasil
Dados Técnicos
Ano do projeto: 2014
Ano de conclusão da obra: 2018
Imagens
Close Brasil