CLUBE SERRA DOURADA - ALPHAVILLE
As propostas de intervenção no Condomínio Alphaville Fazenda Campestre estabelecem uma relação respeitosa com os diversos elementos originais da fazenda e que conferiram um caráter único ao local. Buscou-se, assim, ao inserir as novas edificações, minimizar as intervenções na topografia e preservar ao máximo a vegetação existente.
O pavilhão do Clube pousa no platô existente no terreno, onde anteriormente situava-se o estábulo. Ao manter-se as linhas de árvores existentes, cria-se através deste paisagismo uma barreira natural para as insolações do nascente e poente. As quadras de esportes e campo de futebol situam-se em cotas acima do local de implantação do pavilhão do clube e inserem-se na topografia através de suaves taludes e pequenos aterros.
A organização funcional do pavilhão é feita em linha, estando numa extremidade os acessos de pedestres e veículos, estacionamento e áreas de apoio e serviço, que são conectados ao restante do Clube através de varandas de estar e circulação. Pés direitos generosos e grandes vãos definem o caráter de alguns espaços de convivência como o Salão de Festas, Salão de Jogos, Spa, Fitness. Em alguns trechos, como sobre os vestiários e sobre a sauna, este pé-direito elevado permite a criação de pavimentos técnicos para os reservatórios de água e equipamentos.
Estes espaços são interligados ao terraço das piscinas através de um varandão, criando um espaço aberto que permite, de diversos pontos do clube, a vista para a mata e áreas de preservação permanente do condomínio. Um deck em madeira, interligado ao varandão e ao terraço das piscinas, conforma-se à topografia em diferentes níveis, abraçando várias jabuticabeiras existentes no local. Cria-se assim uma área aberta sombreada, ideal para pais e mães relaxarem enquanto suas crianças brincam no playground adjacente.
Um pátio descoberto arborizado cria uma agradável ambientação para o Fitness e faz a transição para a área Gourmet, mais isolada, que se prolonga através de um deck em madeira até próximo ao lago.
Estrutura metálica foi a escolha para o pavilhão do clube, pois vence grandes vãos com peças estruturais de pequenas dimensões, o que permite, sem maiores interferências, a utilização de grandes panos de vidro nos fechamentos dos espaços. A lâmina da cobertura é feita em telha metálica termo-acústica, com forro em réguas de madeira na face inferior e recobrimento superior também em réguas de madeira, porém espaçadas. Este recobrimento prolonga-se nas empenas laterais dos espaços com pés-direitos mais altos, agora com fechamento interno em vidro, permitindo transparência e unidade formal entre os diversos elementos.
Arquitetura
Gustavo Penna, Laura Penna, Norberto Bambozzi, Alice Leite Flores, Alyne Ferreira, Ana Isabel de Sá, Carolina Castro, Catarina Hermanny, Eduardo Magalhães, Fernanda Tolentino, Gabriel de Souza, Henrique Neves, Isadora Dawson, Ivam Rimsa, Marco Vilela, Marcus Flávio Martins, Michelle Moura, Miriam Hiromi Sassaki, Naiara Costa, Natália Ponciano, Oded Stahl, Patrícia Gonçalves, Paula Bruzzi, Paula Salum, Priscila Dias de Araújo, Raquel de Resende, Ricardo Gomes Lopes, Gabriel Moura, Hugo Leite, Júlia Salgado, Letícia Lanza, Raquel Moura.
Gestão e Planejamento
Rísia Botrel, Isabela Tolentino, Taimara Araújo
Local
Vespasiano – Minas Gerais – Brasil
Dados Técnicos
Ano do projeto: 2011
Ano de conclusão da obra: 2015
Área construída: 1.077,35m²
Fotos
Jomar Bragança