CASA MELLO
Concurso Vila dos Mellos. O arquétipo da casa é sempre representado por uma cabana feita de madeira. A lenda conta que quando o homem abandonou a gruta, abandonou também a escuridão e o medo. Saiu e construiu a sua cabana de madeira, limpa e arejada. Inventou assim a arquitetura.
Uma casa de madeira, portanto é uma casa feita de árvores. Evidencia sempre a sua natureza de construção como montagem, constituída por elementos preparados com precisão e montados por mãos competentes. É uma casa eterna porque é feita de peças autônomas e substituíveis.
A madeira utilizada como revestimento e estrutura principal da edificação funciona como uma proteção, abrigando da chuva e do vento. Todas essas propriedades quando levam o arquiteto a decidir-se pela utilização da madeira, tem também a intenção de manter viva a coerência entre o material e a construção, a técnica de execução e a forma arquitetônica. O projeto dessa cabana de madeira revisitada pelo olhar contemporâneo, foi pensado desde o início pela Proporção Áurea e com essa modulação de 1,20x1,20m, norteou toda a concepção dos espaços.
O partido do projeto pensou um jogo de corpos geométricos modulares engendrados entre o pavilhão e o telhado inclinado, quase um retângulo perfeito.
A casa insinua-se na marcada pendente do morro, num dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, a 1100m de altitude. Articula-se em cada um dos espaços que tomam forma e ganham vida, de um modo ao mesmo tempo interdependente e autônomo sempre mirando o vale esplendoroso do seu entorno.
Arquitetura
Gustavo Penna e equipe
Gestão e Planejamento
Rísia Botrel
Local
Serra da Mantiqueira – São Paulo – Brasil
Dados Técnicos
Ano do projeto: 2018
Imagens
Casa Digital