CASA LAGOA DOS INGLESES
O projeto mineiro, localizado em Nova Lima, nos arredores de Belo Horizonte, MG, lida com os recursos arquitetônicos, promovendo-os ao status de arte. É como se a matéria com que lidam fosse iluminada com sentimentos e interpretação particularizada.
Em muitos pontos, a inspiração surgiu devido à paisagem que a cerca. Os materiais e conceitos aplicados estão fundamentados nas observações em relação ao clima, à topografia e às funções que o resultado final deveria apresentar.
Respeitando a declividade do terreno, que foi aproveitada para dar maior privacidade aos proprietários, optou-se por instalar a garagem e as dependências dos hóspedes no pavimento inferior.
Outro importante aliado na tarefa de manter as áreas internas afastadas de observadores indesejados é a passarela de acesso, que liga o terreno à fachada, onde encontramos luminárias embutidas na alvenaria – um detalhe que faz parte do projeto luminotécnico da arquiteta Alessandra Mourão.
O pilar central do plano está baseado na incorporação das luzes num inusitado jogo de esconde-esconde das fontes luminosas e foi programado desde o anteprojeto da residência.
As discretas lâmpadas fluorescentes, da Philips e Ilux, são encontradas nas cores amarela e branca, em diferentes potências e foram dispostas valorizando o volume do segundo pavimento.
Ao olhar para o lado oposto à principal fachada, vemos que as paredes são completamente transparentes, devido à instalação de vidros, da Vitrum. Esse recurso proporciona uma visão privilegiada da lagoa e das montanhas da região. Além do envidraçamento da área, outro diferencial é proposto com as clarabóias no telhado, que, ao captarem a variação da luz do sol, garantem variadas nuances aos ambientes internos ao longo do dia.
Arquitetura
Gustavo Penna, Laura Penna, Norberto Bambozzi, André Magalhães, Juliana Couri, Laura Caram, Letícia Carneiro.
Gestão e Planejamento
Rísia Botrel
Local
Nova Lima – Minas Gerais – Brasil
Dados Técnicos
Ano do projeto: 2004
Ano de conclusão da obra: 2006
Área construída: 400m²
Fotos
Eduardo Eckenfels
Jomar Bragança
Leonardo Finotti