CASA FELICIANO
O olhar longínquo identifica um recorte na natureza; a proximidade traz a imagem de uma casa ampla, confortável, de geometria rigorosa. São marcas próprias do arquiteto Gustavo Penna, que, sempre coerente a seus princípios, projetou essa residência no condomínio Estância das Amendoeiras, em Lagoa Santa, MG, de acordo com o seu modo de pensar a vida. “A casa é como uma tela em branco para ser preenchida pelas pessoas”, diz. Na entrada, um pórtico monumental anuncia que ali reinam o sossego e o prazer de conviver com a natureza.
Nesse cenário, a casa com 850m² construídos está voltada para o sol nascente. O formato em L (28m x 28m) favorece a criação de uma ampla praça ajardinada, além da distribuição racional dos espaços: de um lado, a área social, de outro, a ala íntima.
Alguns grandes destaques fazem a diferença nessa casa. A varanda instalada no vão livre de 10m e totalmente aberta nas laterais é um deles. Outro realce é o espaço de estar e home theater com pé-direito de 7m e um tratamento acústico em gesso perfurado, compondo um volume sobre a casa, o que resultou em grande efeito formal.
Com vento, sol, sombra e lua, o local é ideal para momentos de lazer e muita tranquilidade. E o formato em L sugere sempre um grande abraço, conclui Gustavo Penna.
– Trechos da reportagem feita por Ledy Valporto Leal para a revista Arquitetura & Urbanismo, ed. 199.
Arquitetura
Gustavo Penna, Norberto Bambozzi, Laura Penna, Letícia de Paula Carneiro, Laura Caram, André Magalhães, Nara Grossi, Priscila Almeida.
Local
Lagoa Santa – Minas Gerais – Brasil
Dados Técnicos
Ano do projeto: 2004
Ano de conclusão da obra: 2009
Área construída: 850m²
Fotos
Jomar Bragança