CASA BELVEDERE
A Casa Belvedere, localizada no Jardim Piemonte – Belvedere, está implantada no terreno de modo a seguir as curvas de nível, evitando a movimentação de terra. No pavimento térreo, a um metro e meio abaixo do nível da rua, estão dispostos o hall de entrada, a sala de estar, a sala de jantar, o escritório e a cozinha. Na parte externa, estão a varanda, o terraço gramado, o deck, a piscina e o volume do vestiário e sauna que possui um acesso para a garagem.
A garagem, com vaga para quatro carros, assim como toda a parte de serviço da residência, está localizada no subsolo. No primeiro pavimento está a parte íntima da residência: quatro suítes, estar íntimo e terraço.
A implantação do edifício respeita os afastamentos obrigatórios e está orientada no sentido leste-oeste, sendo que a maioria das suas aberturas estão voltadas para a vista da Serra do Curral.
Tanto o acesso de veículos quanto o acesso de pedestres são feitos por rampa. Além do recuo obrigatório de 3 metros, a casa recua-se ainda mais, deixando um espaço para o jardim frontal. Da chegada, vemos o jogo de planos brancos cegos, a árvore que brota desse jardim e o portal que marca a entrada da casa, revelando o céu e o chão.
Arquitetura
Gustavo Penna, Laura Penna, Norberto Bambozzi, Alexandre Bragança
Local
Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
Dados Técnicos
Ano do projeto: 2001
Ano de conclusão da obra: 2003
Área construída: 860m²
Fotos
Jomar Bragança