CAPELA DE TODOS OS SANTOS
Situada em Martinho Campos, numa tradicional fazenda de Minas Gerais, a Capela de Todos os Santos foi um presente para um amigo e sua família. Rodeada de verde, o volume de concreto, pedra e madeira pousa serenamente no terreno e cria um diálogo com a natureza, o homem e o divino.
Ela se desenha a partir da pia batismal, fonte de água pura, a origem de tudo. A partir dali corre o espelho d’água, que simboliza as duas margens do rio até encontrar-se com a terceira margem, o “religare”. O símbolo da cruz lembra aí, na vertical, a conexão da terra com o céu e na horizontal, os homens convivendo lado a lado. O movimento da cruz, no sentido longitudinal é que gera o espaço. A madeira, peroba do campo, foi escolhida para criar uma atmosfera de acolhimento, silêncio e meditação. O vidro na base permite a transparência e a conexão com a natureza, com o céu, os animais, as plantas e com a terra do lugar.
A capela possui 160m² e a implantação foi escolhida para evitar o corte das árvores e aproveitar o perfil natural do terreno. A ventilação e iluminação, através da esquadria zenital, renova o ar no ambiente e traz uma luminosidade cenográfica para o interior.
Nada na capela é gratuito. Os símbolos estão ali representados concretamente, o batismo como iniciação da vida espiritual, o rio como percurso e a cruz, momento de reflexão, de olhar pra dentro para se conectar com a nossa transcendência.
CAPELA DE TODOS OS SANTOS por GUSTAVO PENNA
Primeiro a pia batismal.
Fonte de água pura – origem de tudo.
Pelas duas margens do rio se chega à terceira - o religare; o símbolo/síntese, a cruz
Céu e terra – a linha vertical
Todos os homens – a horizontal
O espaço interno é gerado pelo deslocamento da forma sagrada.
O espaço é o movimento.
O lenho acolhe, aconchega, protege.
A natureza está em volta participando solidária.
Arquitetura
Gustavo Penna, Laura Penna, Norberto Bambozzi, Alice Flores, Alyne Ferreira, Priscila Dias de Araújo, Catarina Hermanny, Natália Ponciano, Vivian Hunnicutt
Gestão e Planejamento
Rísia Botrel
Isabela Tolentino
Local
Martinho Campos – Minas Gerais – Brasil
Dados Técnicos
Ano do projeto: 2010
Ano de conclusão da obra: 2010
Área construída: 160m²
Fotos
Leonardo Finotti